18/09/2014

Chá Verde com Taís: Como equilibrar uma vida entre chocolate e alface sem neuras

Tã-nããm!
Vocês abraçaram a ideia da tag Chá Verde Com Taís e eu já estou de volta! :D
#todoscomemora


As dicas abaixo valem para situações nas quais você:
- acha que até o Domingão do Faustão é mais interessante que uma corrida na quadra;
- tem certeza que ficar em casa olhando a vida passar é mais atrativo que estar na academia;
- sente calafrios de nível 5 ao sentir o aroma de coxinhas recém feitas na entrada da padaria.

Novo parágrafo para uma história triste:
Sempre tive biotipo magro (meeesmo!) e a minha busca incessante por massa muscular + o projeto #crescepanturrilha começaram quando eu completei 16 anos. Foram longos anos de bullying no ensino médio e mais longos anos em busca de um grama de crescimento.

ALERTA! Role o mouse apenas se você estiver preparado para o pior:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Tem certeza?
.
.
.
.
.
.
.
.
Não acredito que vou mostrar isso: o motivo do bullying.


Oiii! 
Ainda tem alguém aí? Conseguiram se recompor?


Voltando ao post, sem traumas...
Só agora, depois de 7 anos de academia (vocês acabaram de calcular e descobrir minha idade) consigo perceber sem a ajuda de uma lente de aumento as mudanças no corpo. Por que? Porque só este ano passei a levar a sério meu objetivo.
No início de março decidi tapar os ouvidos para o que os outros diziam (dietas milagrosas, postagens de blogueiras com cara de publieditorial, etc) e passei a seguir o plano da nutricionista e os treinos da academia sem faltar um único dia na semana. Fiz isso durante 6 meses e comprovei a velha história de que não tem segredo: o lance é treino, alimentação e descanso. Essas 3 coisas se complementam e não funcionam direito sozinhas.

Os amigos mais próximos, colegas de academia e de trabalho perguntam o que eu fiz e pedem dicas para seguir com foco. Então nasceu esse post (Aleluia, que enrolação!) com as dicas que eu segui para perceber, de uma vez por todas, como tudo funciona.

O que eu trago de incentivo/recomendação é:

1) Comece do começo: escolha pessoas capacitadas para lhe ajudar e siga o que eles lhe passarem. Eu conto com um profissional da academia e com a nutricionista e ouço somente o que cada um diz. Monto os treinos sempre com o mesmo instrutor, porque ele vai acompanhando e sabe onde paramos. Senti uma diferença gigante depois que passei a fazer isso. Com a nutri, idem. Vou lá todos os meses para a pesagem e consulta de rotina. Me ajuda a ter foco e fico emocionada quando subo na balança.


2) Nunca, jamais esqueça da saúde: ter um corpo legal é um objetivo bacana, mas estar com a saúde em dia é impagável. De novo: não faça dietas milagrosas e que prometem coisas impossíveis em x dias. It's a Trap, Bino! Siga o plano alimentar e faça exames de rotina periodicamente (aquele check-up geral). Assim, o/a nutricionista poderá equilibrar melhor sua dieta e saber o que está faltando no organismo. ;)

3) Inspire-se em pessoas com o biotipo parecido com o seu: de nada adianta sonhar com o bumbum da Sabrina Sato (aliás, que vaca! :P) ou com as coxas da Juju Salimeni (vaca2) se o seu corpo não tem estrutura para tanto volume no tempo que você quer. Sonhar é preciso, mas antes de tudo é essencial medir o caminho até lá e ver até onde seu corpo pode chegar.
Hoje, acho lindo o corpo da Pugliesi e da Grazi Massafera, por exemplo. Cansei de sonhar!


4) Sem neura, mas também sem desleixo: quem me conhece sabe que meu ponto fraco é doce (na TPM, mato 2 por um chocolate). Então, para não colocar outras vidas em risco, optei por não deixar de sentir esse prazer momentâneo por dieta nenhuma. O segredo (que na verdade não é tão secreto) é ter equilíbrio. Faço trocas inteligentes (e a nutri deixa, tá?) que me tragam algo de nutriente. Por exemplo: nas crises de TPM, troco o chocolate normal de antes por alfarroba de côco (gente, é igual a prestígio!) ou chocolate 70% cacau. Me satisfaz e salva cabeças!


5) Não se guie pela balança: "Eu peso x kg", "fiz tal dieta e estou com x kg a menos". Grandes coisas, Isso non exciste! Músculo pesa bem mais que gordura, e naturalmente, as pessoas com mais massa muscular serão mais pesadas (e nem por isso mais gordas). Por isso, pela milésima vez: faça acompanhamentos com a nutricionista para saber qual percentual de gordura e massa magra você tem. :)

Agora, quero saber de você: as dicas foram válidas? Gostou do primeiro post da série? Quer mais ou paro de escrever pra sempre e vou chorar no cantinho? :)
Divida nos comentários suas experiências e opiniões que eu vou adorar saber!

comentários pelo facebook:

2 comentários:

  1. Adorei o post!! Ate pq me identifico com a parte do bullying...mas nunca dei importancia..hehehe sempre gostei de ser magrela... Hj sou mais gordinha comparando com meus 14/15 anos .. Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thais. Fico feliz por você ter curtido (e se identificado) com o post :D

      Excluir

Seu comentário me deixa feliz! Obrigada por estar aqui. :)