19/04/2015

Consumo consciente: para pensar além da moda.

Domingo à tarde, cabeça desocupada e vontade de bater perna no shopping. Pronto, estão aí os ingredientes para a receita do consumismo.

Me vi no provador de uma loja com 7 peças nos cabides. Entre uma prova e outra e várias fotos para as amigas no WhatsApp, comecei a pensar no quanto aquilo realmente seria importante dentro do meu guarda roupas, e lembrei de 2 perguntas básicas:

1) Eu realmente preciso disso?
2) Vai combinar com os looks que já tenho em casa?

"Tá, deixa essas peças aí e vamos tomar um café."

Isso não está certo, Becky Bloom.
Algumas dicas para pensar além da emoção quando aquele vestido com cara de vocêprecisademimagora piscar pra você da vitrine:

  • Faça as contas: divida o valor da peça pelo número de vezes que você irá usá-la. 
    Por exemplo: meu vestido de formatura custou 280 reais (comprei na Andradas e é lindo, #ficadica), e eu poderei usá-lo até 2 vezes/ano em situações diferentes. 280 / 2 = 140,00, que é = muito mais econômico que alugar em uma loja de roupas para festas nas duas ocasiões. Estou falando dele:


  • Não caia em tentações, escolha peças chave: você não precisa ter um número absurdo de calças jeans, todas as cores de blazer e diversos sapatos pretos. O básico combinado com algumas peças com toque diferenciado já basta para compor looks únicos!

  • Participe de grupos de troca com as amigas: É uma forma linda e econômica de renovar o guarda roupas sem gastar nada.

  • Avalie bem as promoções: "nem tudo que reluz é ouro", já dizia o poeta. Não é porque está em promoção que você precisa comprar. Faça o cálculo do vestido para não errar.

  • Estabeleça prioridades: se a sua maior meta é investir em algo grandioso e que traga mais retorno, não faz sentindo sair gastando por aí (mesmo que o valor pareça pequeno). De grão em grão... (complete). :P

  • Pesquise: olhar o mesmo estilo de roupa em diversas lojas faz uma diferença enorme no orçamento. Compare valores e qualidade do produto para escolher a melhor opção.

A Personal Stylist Janeta Hoeveler (que defende muito esse conceito) opina:
"Consumo consciente é algo que realmente devemos construir dentro de nós, porque nascemos, crescemos e aprendemos a ter prazer em comprar. A compra nos traz uma satisfação muito grande, não só na moda.
Esse movimento mundial que está cada vez mais forte (a Europa vive isso há muito tempo) vem se consolidando no Brasil e precisa ser desenvolvido dia após dia."
Ter vários looks é muito legal (né, meninas?), mas saber dosar moda e sustentabilidade é melhor ainda! :)

comentários pelo facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa feliz! Obrigada por estar aqui. :)