28/01/2016

Por que eu treino em jejum.

Olá, leitores mais fit's do mundo! :D 
Como vocês estão no desafio #60diasmaisfit? (se você não entendeu nada ao ler isso, precisa clicar aqui).

Hoje o papo é outro: finalmente fizemos um post esclarecendo o que muuuitos perguntam:

O @cristianokalata (responsável pelos meus treinos e dieta) explicou tudo de forma bem completa, esclarecendo dúvidas frequentes.
Olha aí:
"Tudo é uma questão de estratégia. Se a pessoa não sente fome nesse período e não mantem o hábito de acordar muito cedo para realizar um desjejum com tempo suficiente para fazer a digestão, uma das possibilidades é realizar o treino em jejum e, após o treino, fazer a primeira refeição do dia.

"Mas treinar em jejum não vai causar uma hipoglicemia?" Em pessoas saudáveis, hipoglicemia (que é a queda da taxa de glicose do sangue), não é tão fácil assim de acontecer. Se fosse simples assim, o ser humano hoje em dia não viveria. Nós temos ótimos mecanismos de regulação que impedem que isso aconteça. Nosso organismo em estado saudável tem alguns hormônios que chamamos de "contra regulatórios"; estes fazem com que o fígado jogue glicose no sangue, mantendo o estado estável de glicemia. Portanto, hipoglicemia durante o treino se realmente for diagnosticado é resultado de alguma disfunção metabólica, e não pelo treino em si. 

"Em relação aos resultados, é melhor ou pior?" Os resultados vêm através da manutenção do processo de treino e dieta. O hábito deve ser sustentável e se repetir por um médio/longo período; é isso que vai determinar o sucesso da estratégia. De nada adianta orientar o aluno/paciente a acordar às 6h para fazer a primeira refeição e ir treinar às 8h-9h se isso não for um hábito. Então, em relação aos resultados o melhor é fazer aquilo que se consegue manter a médio/longo prazo. A Taís se sente bem fazendo isso, mas cada caso é específico e deve ser tratado como tal.

"E isso não vai gerar um catabolismo muscular?" O que vai determinar se você está catabolizando músculo ou adquirindo é o contexto total do dia, e não simplesmente uma sessão de treino em jejum. Se no decorrer do dia você fornecer ao corpo todos os nutrientes adequados, a relação anabolismo/catabolismo vai ser favorável ao anabolismo, e os ganhos de músculos aparecerão. Na verdade, o treino deve gerar um pequeno catabolismo para que no período subsequente de descanso e alimentação gere-se uma adaptação e melhora da performance e composição corporal.

"É melhor para queimar gordura?" É a mesma questão da pergunta anterior. A queima de gordura deve ser vista no contexto, e não numa situação pontual de treino; ainda o que vale é a fisiologia. A primeira lei da termodinâmica nos diz que energia não pode ser criada nem destruída, mas transformada de uma forma para outra; Então, se a energia do alimento superar a energia gasta em atividade, ela se transformará em gordura. Claro que a questão não é simplesmente só contar Kcal; tudo deve ser adequado. O nutricionista deve criar um ambiente hipocalórico sem que haja queda de metabolismo por falta de nutrientes e o treino deve gerar os melhores estímulos para que isso aconteça."

Minha experiência:

No meu caso, o treino em jejum está funcionando perfeitamente! Não sinto fome e inclusive acho beeem melhor, porque não me sinto "pesada", sabe? Treino dessa forma nas segundas, quartas e quintas (dias em que chego mais cedo na academia), e nas sextas, quando começo o dia com Pilates. Quando treino após as 11h, faço refeição antes.

TAÍSplicado? :)

Busquem orientação profissional, sempre! Saúde em primeiro lugar. :)
Acompanhem o trabalho do Cristiano Kalata aqui.

comentários pelo facebook:

1 comentários:

  1. Taísplicado! hahaha

    Eu por enquanto não tenho como fazer essa experiência, pois meus horários de treino são ou 12h ou 20h kkk

    Beijos e sucesso nos seus resultados! ;)


    Clá | http://www.umagarotacarioca.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa feliz! Obrigada por estar aqui. :)