01/03/2016

Por que é importante mudar as estratégias de treino/dieta constantemente?

Como vocês puderam perceber pelo título, hoje falaremos sobre as variações necessárias em treino e dieta para maior alcance de resultados.
Com a palavra, o Cristiano Kalata, responsável pela minha saúde há quase 2 anos: :)

"Se a rotina de treino/dieta é planejada e executada corretamente, o resultado é incremento de performance física e melhora da composição corporal. 
Essa melhora da performance se dá devido a adaptação do corpo à sobrecarga de treinamento. 
Na biologia, a adaptação é considerada uma das principais leis das espécies. 
Em um senso mais amplo, adaptação significa ajustamento orgânico ao seu meio ambiente.
Hans Seyle, em 1959 teorizou sobre a síndrome geral de adaptação, onde um agente estressor causa um desbalanço fisiológico, após um período de recuperação o organismo se reestabiliza e se este estresse for da mesma magnitude, não é mais capaz de quebrar o equilíbrio interno fisiológico. Ou seja, o corpo se adaptou àquele estresse. 
Sabendo disso, todo treino bem elaborado tem a intenção de causar um estresse fisiológico, de modo que o organismo se adapte e evolua em ganhos de força, resistência, velocidade, melhora da composição corporal e qualquer outro objetivo prescrito. 
Se o corpo se adapta a um estímulo, este deve ser mudado para que continue evoluindo, de forma que cause nova adaptação. Na teoria da preparação esportiva, chamamos isso de 'princípio da sobrecarga progressiva'. 
De acordo com este princípio, a pessoa que atingiu uma adaptação metabólica é a mesma pessoa com uma função fisiológica mais eficiente, que precisa de estímulos/estresse diferentes para que continue evoluindo.
Portanto, cada vez que uma nova adaptação é adquirida, um novo processo de treinamento, alimentação, suplementação e adequação da rotina deve ser feito para que novas metas sejam alcançadas."


O acompanhamento do Cristiano me possibilita essas alterações constantes, e é justamente isso que me faz evoluir. :)

comentários pelo facebook:

1 comentários:

  1. Ótimo post, super dicas como sempre!! Linda, te indiquei pra uma tag: http://vacasmagras.com/2016/03/09/10-coisas-estranhas-sobre-mim/
    Beijos da Vaca ♡

    http://vacasmagras.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário me deixa feliz! Obrigada por estar aqui. :)