10/05/2015

Mais Fit Menos Fat: como manter-se motivado para treinar e seguir dietas (9 dicas).

“Vou começar a dieta na segunda”, “semana que vem volto pra academia”, “hoje eu mereço”... Quem nunca falou/ouviu algo do gênero?

Estipular metas parece algo muito simples até você se dar conta de que é preciso segui-las a risca. Como tudo na vida, adotar hábitos mais saudáveis é um processo que causa, em muitos casos, desânimo depois de certo tempo. No mundo imediatista de hoje, é comum desejarmos o corpo-da-musa-fitness-do-Instagram-trabalhada-no-abdômen-tanquinho-e-no-coxão em poucos meses, mas na verdade as coisas não funcionam assim... É preciso determinação e vontade para chegar lá.

E aí vem a pergunta que desencadeou esse post:

Como manter o foco e não desistir?


1) Antes de tudo, é preciso ver o que vale mais a pena para você: o bife a parmegiana com fritas do buffet e a cerveja do happy hour de quarta ou um corpo saudável e mais bonito daqui a alguns meses? Tudo é uma questão de prioridades. Defina as suas e siga para a dica 2.

2) Refletiu e decidiu que fica com a opção da vida saudável? Ótimo, o próximo passo é buscar um profissional qualificado para te auxiliar nos novos objetivos. Dietas da moda e treinos sem acompanhamento não te farão uma pessoa melhor, mas um profissional para criar uma dieta individualizada e um treino de acordo com as suas possibilidades e limitações, sim. Programe-se ($) e invista!

3) Inspire-se em você e supere-se a cada dia. Correu 3km hoje? Chegue a 5 amanhã; Está desmotivado para levantar do sofá e ir treinar? (olha o inverno aí!) Pense que ao decidir ir, você estará 1 dia mais perto do objetivo final. Foi até a academia e deu preguiça? Não pensa, faz. Afinal, o pior já passou: você conseguiu chegar até lá. Agora faz valer! A evolução acontece assim, dia após dia. E psicológico é tudo!

4) Escolha um esporte que você goste: o momento da atividade física não pode ser um sacrifício, tem que trazer satisfação! Teste vários esportes e escolha o seu. ;)

5) Faça um cronograma: Eu, por exemplo, sei que quarta feira é dia de treinar pernas. Já saio de casa focada nisso e preparada (bem alimentada, etc) para cumprir o dever. Peça para o profissional estruturar seus treinos conforme sua disponibilidade.

6) Aproveite o percurso e esqueça um pouco o resultado final. Uma amiga - Oi, Vê! :) – sempre fala isso e faz o maior sentido. Pare para pensar: se você focar somente no resultado final, vai parecer uma estrada sem fim, simplesmente porque você raramente ficará satisfeito em poucos meses. Leve a dieta e os treinos como um estilo de vida, como algo prazeroso no dia. Os resultados chegarão mais depressa que você imagina!

7) Por favor, não se sabote: “hoje pode”, “é só um pedacinho”, e, no final, são kg a mais na balança. Mude a forma de encarar os alimentos. Meu treinador sempre fala que “a função do alimento é nutrir, e não servir como recompensa.”

8) Prepare parte das refeições no final de semana: organize as marmitas da semana no domingo. Cozinhe feijão/lentilha, corte os pedaços de frango e lave as saladas. Depois, é só preparar a fonte de carboidrato (arroz, etc) e montar as refeições. Facilita muito!

9) Monte uma playlist inspiradora: É comprovado por especialistas que ouvir músicas estimulantes durante a atividade física ajuda a diminuir a percepção de dor e fadiga. Então, música = maior rendimento. Fone nos ouvidos!

O resultado disso tudo? 

Se surpreender no provador da loja, receber elogios das pessoas próximas, ver fotos anteriores e sentir orgulho, sentir-se mais disposto, melhorar a saúde de modo geral, servir como inspiração para você mesmo.
Partiu treinar? :D

Siga @maisfitmenosfat e fb.com/maisfitmenosfat para receber postagens de inspiração como estas imagens do post. ;)



comentários pelo facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa feliz! Obrigada por estar aqui. :)