30/07/2015

Mais Fit Menos Fat | Elevação de quadril é, afinal, um bom exercício?

No post de hoje, dou a voz (e o teclado :P) ao Cristiano Kalata, meu treinador, para falar exclusivamente sobre um exercício muito discutido nas redes sociais nos últimos dias: a elevação de quadril (imagem abaixo).


"Muito utilizado por atletas por sua capacidade de estimulação da musculatura dos glúteos, porém muito criticado por alguns 'experts do cientificamente comprovado'.
Pois bem, um artigo recém publicado na Journal of Applied Biomechanics pode terminar com as discussões e respaldar o uso da elevação de quadril. Segundo Bret Contreras, autor do estudo A Comparison of Gluteus Maximus, Biceps Femoris, and Vastus Lateralis EMG Activity in the Back Squat and Barbell Hip Thrust Exercises, a elevação de quadril pode ser superior ao agachamento quando o assunto é contração de pico.
O estudo foi feito com 30 mulheres treinadas, onde elas executavam dez repetições máximas para agachamento ou elevação de quadril, e foi analisada a capacidade de solicitação das musculaturas do glúteo máximo, bíceps femural e vasto lateral, com a ajuda de um aparelho de eletromiografia.
A conclusão foi que a elevação do quadril teve uma maior estimulação eletromiográfica e maior capacidade de contração de pico no glúteo e bíceps femural, não havendo diferença significativa no vasto lateral. Mostrando, assim, ser um excelente exercício para ser utilizado nos treinos voltados para glúteos e posteriores de coxa.

Agora, minha opinião com treinador: 

Nenhum exercício ainda é superior à construção de glúteos do que agachamento e levantamento terra, mas temos que ter em mente que nem só de agachamentos e levantamentos terra se faz um treino. Sempre utilizei com meus clientes a elevação de quadril como um exercício complementar, devido a sua capacidade de contração no final do movimento.
Outro ponto que gosto de justificar o uso do movimento é em relação a insuficiência ativa*, que ocorre nos ísquios tibiais, aumentando a solicitação dos glúteos e tornando-se um excelente exercício para glúteos."

*No próximo post falaremos de insuficiência ativa nos exercícios.

comentários pelo facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário me deixa feliz! Obrigada por estar aqui. :)