16/10/2015

Eu sei por que você não está emagrecendo.

Ultimamente, as frases que mais tenho ouvido/lido são: "como você consegue? Como faço para começar? Como tu vive assim? Não consigo emagrecer..."
Quando respondo que apenas baixei a cabeça e comecei a seguir a dieta e dar o meu máximo nos treinos, vem a resposta: "Mas nem um docinho por dia? Ahh, isso eu não consigo." 
Tenho vontade de responder: "Então você não quer!"

Se olharmos bem a fundo, na maioria das vezes a culpa é de você mesmo, que não busca se superar e ir além. 
Quem acompanha o @maisfitmenosfat sabe que eu defendo o bendito equilíbrio (aqui nesse post expliquei o que, de fato, é isso) e que já passei por diversas fases nesses períodos de dieta. Agora, com toda certeza, posso afirmar que estou na melhor delas, porque eu simplesmente passei a encarar a reeducação alimentar como rotina e estilo de vida, deixando de lado tudo que me atrapalhava antes: as dúvidas, as vontades, a opinião dos outros e as incertezas. Hoje sei onde quero chegar: e não é no verão, na barriga chapada; é na velhice sadia, no psicológico saudável, nos dias de disposição e energia, porque nada pode ser melhor que isso. Invariavelmente, através destes passos vou conquistar também um corpo melhor. 
Frase perfeita para refletir...
Por perceber que muitas pessoas enfrentam problemas no início de uma mudança (como emagrecimento), convidei a psicológa Alethea para escrever sobre, porque além de ver muitos casos assim em consultório, ela mesma já passou por esse processo.
Então, vejam o que ela tem a dizer:

"Sobre o emagrecimento: tarefa muitas vezes árdua e difícil. Tudo é complicado, pois devemos abrir mão de todas aquelas coisas que nos dão muito prazer. Quando digo isso, me refiro às comidas gostosas, doces saborosos, chocolates, refrigerantes, cerveja... ou seja, aquilo que pensamos ser fundamental para viver.
Até pode ser que tenha algo de fundamental em tudo isso, porque não podemos simplesmente parar de comer e beber, afinal, a falta de momentos assim também traz consequências.
O que vejo praticamente toda semana em meus atendimentos, é que os pacientes que buscam a diminuição do peso e/ou melhoria de sua qualidade de vida querem tudo isso sem abrir mão de nada. Querem, praticamente, um milagre! Quando percebo que o paciente tem este perfil, conduzo-o para que se dê conta de que o primeiro passo a ser dado é a mudança de pensamento e de crenças que existem nele com relação a perda de peso.
O que procuro fazer com estes pacientes é conscientizá-los de que sim, é possível emagrecer, mas, para isso, precisamos agir de maneira diferente (uso ferramentas da Terapia Convencional ou do processo de Coaching para o Emagrecimento). Estas ações acontecem, muitas vezes, de forma muito lenta, com muitos momentos em que escuto que a vontade é de chutar o balde e não fazer mais nada. E é nesses casos que uso o meu case como estímulo:
Em setembro de 2012 decidi mudar de vida (começava o projeto verão). Foi uma decisão que custou muito empenho e dedicação (ainda mais quando se tem duas filhas que adoram uma gordice), pois precisava emagrecer 20 quilos para atingir meu peso ideal.
O processo começou lentamente. Primeiro, fiz aulas de pilates. Depois, corrida para queimar gordura. Na sequência, busquei auxílio de nutricionistas para dar um up no processo. Fácil? Nem pensar. Mas muito possível! Hoje tenho acompanhamento do Cristiano Kalata para a assessoria alimentar e de musculação.
Permaneço fazendo tudo que me propus há três anos, pois percebi que essa mudança de vida só me fez bem. Ao total, emagreci 22 quilos.
Aprender a me alimentar foi a melhor parte, pois como boa descendente de italianos, estar com amigos e família em volta da mesa sempre foi muito prazeroso. Continuo fazendo isso, mas dou muito mais valor a estar com as pessoas do que a comer compulsivamente só para dizer que comi. Sei o meu limite e do que realmente necessito por refeição para me manter bem."

Legal, né gente? Adorei a abordagem dela e achei muito construtivo trazer uma profissional assim para falar conosco. :)
A quem interessar, a Alethea atende em São Leopoldo e Porto Alegre. 

Alethea Oliveira - CRP 07/14789 
Psicóloga  |  Psicoterapeuta |  Life & Professional Coach  |  Coach do Emagrecimento | Empreendedora | Escritora.
Facebook | LinkedIn | (51) 9343 0341

comentários pelo facebook:

1 comentários:

Seu comentário me deixa feliz! Obrigada por estar aqui. :)